domingo, 4 de outubro de 2009

Tóquio: Papel cumprido; Favoritismo para 2020.


A maioria da imprensa - pra não dizer sua totalidade - já imaginava que Tóquio não fosse escolhida como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O projeto, baseado na curta distância entre os locais das provas em relação a Vila Olímpica, e a preocupação com a parte ecológica foram fatores que poderiam colocar Tóquio na final.

Ao menos, Tóquio já têm uma maquete pronta para 2020, pois se formos pela lógica, os Jogos provavelmente voltam pra Ásia, ou vão pra Oceania - isso se não vier alguma cidade sul-africana surpreender da mesma forma que o Rio -, daí o amplo favoritismo nipônico.

A campanha japonesa foi a que atacou menos, preferiu a sua calma, típica dos japoneses.
Comportamento coerente, se levarmos em conta que Madrid e Rio iriam ficar trocando farpas do início ao fim, e que Chicago apostaria em Obama e cia.

Não houve um erro enorme de Tóquio, talvez o mais crasso tenha sido a declaração do Governador de Tóquio, Shintaro Ishihara que afirmou que "Pode ser que os Jogos de 2016 sejam as últimas Olimpíadas na história da humanidade". Declaração meio desesperadora, mas com um arguento bem forte e contundente:
"O aquecimento global está piorando. Temos que tomar medidas sem as quais os Jogos Olimpícos podem não durar muito", argumentou o político.

Por um lado isso era um claro lobby para Tóquio, que queria fazer uma "Olímpiada Verde", mas ao mesmo tempo, não é uma declaração tão irreal assim.

Para mim, se for com a mesma fórmula, Tóquio vai como favorita para ser a sede dos Jogos de 2020.

Só resta ver se esses Jogos vão mesmo acontecer.

Origem da foto: Associated Press

Um comentário:

  1. Gracias por visitar mi espacio, gracias por tus comentarios, los cuales agradezco mucho y gracias por seguirme mis paso amigos. Te envío un fraternal saludo deseándote un buen inicio de semana.Muchas bendiciones para ti.

    ResponderExcluir