sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Começemos os trabalhos.


O Bella Center ficou pequeno para uma alegria sem tamanho, em um dia perfeito para a delegação brasielira, e imperfeito, principalmente para Barack Obama, presidente dos EUA.

Chicago era indicada como favorita pelos apostadores, e a maioria sabia que o confronto seria entre Rio e Chicago.

A vitória brasileira não foi apenas por conta que a América do Sul nunca foi sede;Foi também pela competência da delegação em organizar uma apresentação, que beirou a perfeição.

Os cariocas foram os únicos a falarem o idioma oficial do COI (francês),e isso pesa em uma votação que nem foi a de ontem em Copenhagen.

Lula apostou na emoção, e por incrível que pareça, conseguiu mostrar o quanto o brasileiro queria os Jogos.

Acompanhei a sabatina de Madrid, que foi boa, mas não foi a ponto de deixa-lá em uma final. Tóquio foi política; Chicago foi simplesmente ridícula.

Obama fez um discurso simples, como se fosse de uma pessoa normal, não do presidente da maior potência do planeta, que exerceu cargos importantes justamente no estado de Illinois, justamente aonde fica a cidade norte-americana. Seria bem melhor pro Obama não ter ido e somente mandar a sua mulher Michelle, pois ela, ao menos, tentou - sem sucesso - comover os eleitores.

Já sobre Tóquio, foi uma apresentação bem organizada, coisa de asiático mesmo; sincronizada, mas nem tanto a ponto de garantir votos.

Madrid apostou na mesma moda que o Rio e por isso, até saiu em vantagem.

Pelos três resultados, fica nítido que, quem votou em Chicago, passou a votar no Rio, que Madrid ficou até o fim graças a boa parte dos europeus, ou simplesmente graças ao fato de ter sido a última sabatina feita.

Enfim, o Rio de Janeiro teve uma vitória incontestável, aonde é impossível não falar qualquer coisa, antes de um simples e mero "Parabéns".
----------------------------------------------------------------------------------
O Blog "Sete Anos de Trabalho" só nasceu graças a esta escolha.
O objetivo é acompanhar de maneira simples e sensata, tudo que irá ocorrer no Rio entre o dia de hoje, até o dia 5 de agosto de 2016, data da cerimônia de abertura, no Estádio Maracanã.
Sejam bem-vindos.

Origem da foto: Associated Press

Um comentário:

  1. Uhh ótimoo post
    ahh com certezaa sempre aki p/ acompanhar
    a evolução do riio.
    Mesmo tendo contestações a candidatura, ah investir mais em tall saúde, blá, essa p/ mim foi uma jogada de mestre de lula ainda mais em fim de mandato, e o riooo nem se fala, na vera a america do sul saiu ganhando geral :D otimo isso!

    Agora que venha os jogoos ahh jah vo qrer um lugar lá p/ assistir os jogos :D

    beeeijos

    ResponderExcluir